Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Brasil confirma novas UCs Marinhas

03/09
10:59 2018

Na Cúpula dos Oceanos, presidente Temer confirma, em vídeo, criação das áreas de proteção São Pedro-São Paulo e Trindade-Martin Vaz.



O presidente Michel Temer anunciou, nesta quinta-feira, que o Brasil atingirá, em breve, o patamar de 25% de suas áreas marinhas em unidades de conservação. Ele confirmou a criação dos parques marinhos dos arquipélagos de São Paulo e São Pedro (PE) e nas ilhas de Trindade e Martim Vaz (ES). As áreas somadas chegam a 921 milhões de quilômetros quadrados, maior que a dos estados Goiás e Minas Gerais juntos.



A informação, gravada em vídeo, foi apresentada durante a Cúpula Mundial do Oceano, em Cancún, no México. O presidente destacou o apoio brasileiro aos esforços do fórum em favor da preservação da biodiversidade marinha e do uso sustentável dos recursos oceânicos. “Essa é uma causa que nos une”, disse.



Assista ao vídeo com a mensagem do Presidente da República



Para cumprir os compromissos assumidos pelo país perante a Organização da Nações Unidas, as chamadas metas de Aichi, bastaria atingir 17% do mar territorial convertidos em áreas protegidas. “O passo que estamos dando resguarda a nossa rica biodiversidade e renova nosso compromisso com um mundo mais sustentável”, destacou Temer.





Cláudio Maretti (foto ao lado), diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do ICMBio, representante do Brasil na  Cúpula, destacou a Iniciativa Azul. A ação busca parcerias para o desenvolvimento de projetos de gestão das áreas protegidas costeiro-marinhas. Os anúncios, segundo analisa, “reafirmam a liderança brasileira em termos de conservação da natureza”.



O diretor do Instituto confirmou, ainda para esse mês, a criação de cinco novas reservas extrativistas e a ampliação das áreas protegidas nos manguezais Maranhão e Pará, com 5 mil quilômetros quadrados. Segundo explicou, a medida é um passo importante para a conservação da natureza e para o desenvolvimento sustentável.  “Atenderá a milhares de pescadores artesanais, a indústria da pesca e abrirá novas possibilidades de turismo sustentável”, concluiu.



CÚPULA



A quinta Cúpula Mundial do Oceano (World Ocean Summit) acontece em Cancún, no México, até amanhã (09/03). Realizada pelo grupo de comunicação The Economist desde 2012, o fórum reúne líderes de 36 países para discutir os problemas relacionada os oceanos. A ideia é influenciar o debate sobre o uso sustentável e a preservação ambiental nos mares.



APOIO



Na segunda-feira passada (5), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reuniu-se com o presidente Temer e outros integrantes do governo para acertar os últimos detalhes da criação das áreas. A iniciativa recebeu apoio da oceanógrafa norte-americana Sylvia Earle, ícone mundial da luta pela conservação. “O que o governo brasileiro anuncia é importante não só para o Brasil, mas para toda a Humanidade”, declarou Earle. A audiência foi acompanhada por diversos ambientalistas brasileiros.



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!
Desafios para a gestão dos recursos hídricos no país Leia Mais!
Interáguas fortalece gestão das águas Leia Mais!
Brasil pode ter seu primeiro sítio misto reconhecido pela Unesco Leia Mais!
Governo diferenciará desmatamento legal do ilegal Leia Mais!