• 26 de fevereiro de 2024
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 2313

ONU celebra primeiro Dia Internacional da Energia Limpa

Em data marcada neste 26 de janeiro, secretário-geral destaca a transição energética “imparável”, pedindo ação governamental para acelerar o processo; energias limpas são fundamentais para enfrentar o “caos climático”, economizar dinheiro e garantir acesso à eletricidade para todos até 2030.


Neste 26 de janeiro, as Nações Unidas marcam o primeiro Dia Internacional da Energia Limpa. Em mensagem para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca que a transição energética é “imparável” e que governos devem agir para acelerar esse processo, com os maiores emissores “liderando o caminho”.


Para o chefe das Nações Unidas, “as energias limpas têm um potencial inesgotável”, podendo responder a crescente necessidade do recurso e assegurar que milhões de pessoas tenham fontes acessíveis e atingindo o objetivo de que todos tenham eletricidade até 2030.


Caos climático
Guterres ressalta que além de economizar dinheiro, as fontes limpas de energia são fundamentais para salvar o planeta. Ele adiciona que a transição justa, equitativa e urgente dos combustíveis fósseis é essencial para evitar o pior do “caos climático e estimular o desenvolvimento sustentável”.


Na primeira celebração da data, o secretário-geral da ONU elogiou o trabalho da Agência Internacional para as Energias Renováveis e o apelo de países durante a Cúpula do Clima, COP28, para triplicar a capacidade a partir de energias renováveis até 2030.


assista:


https://www.youtube.com/watch?v=sP_OmUtgV3k&t=2s


Guterres afirma que deve haver mais financiamento climático para que os objetivos sejam atingidos, com a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento para que promovam meios mais acessíveis.


Para ele, os países ainda devem criar planos climáticos nacionais até 2025 que mapeiem uma transição justa e equitativa para as energias limpas e fechar “a porta da era dos combustíveis fósseis – com justiça e equidade”.


Contexto
O Dia Internacional da Energia Limpa foi declarado pela Assembleia Geral como um chamado para aumentar a conscientização e mobilizar ações para uma transição justa e inclusiva para a energia limpa, em benefício das pessoas e do planeta.


O dia 26 de janeiro também é a data de fundação da Agência Internacional de Energia Renovável. A agência intergovernamental global foi criada em 2009 para apoiar os países em suas transições energéticas, servir como uma plataforma de cooperação internacional e fornecer dados e análises sobre tecnologia, inovação, política, finanças e investimentos em energia limpa.

Empresas contempladas