• 05 de maio de 2025
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 10

MMA lança consulta pública para elaboração do novo Plano de Dados Abertos

Até 21/05, sociedade poderá opinar sobre quais bases de dados ambientais devem ser priorizadas no próximo biênio


Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou nesta segunda-feira (05/05) uma consulta pública sobre o catálogo de bases de dados que poderão integrar o novo Plano de Dados Abertos (PDA) da pasta para o próximo biênio. As contribuições podem ser feitas até o dia 21/05, por meio da Plataforma Participa + Brasil.


A iniciativa convida cidadãos, pesquisadores, empresas e organizações a indicarem quais informações ambientais produzidas pelo MMA são consideradas de maior interesse público. O objetivo é fortalecer a transparência, a participação social e o uso de dados abertos, em concordância com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal (Decreto n° 8.777/2016).


Dados abertos são informações públicas que podem ser livremente acessadas, utilizadas, modificadas e compartilhadas por qualquer pessoa, promovendo a transparência e a inovação, permitindo análises e maior controle social das políticas públicas ambientais.


A consulta pública é uma ferramenta essencial para construir um Plano de Dados Abertos mais robusto e alinhado às demandas da sociedade. A participação ativa da população é fundamental para o aprimoramento das políticas ambientais e o fortalecimento da democracia.


Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA  

Empresas participantes