Tempo São Paulo, SP

JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Últimas Notícias

Encontro discute regiões hidrográficas do Sul

10/11
12:13 2018

Águas do Atlântico Sul e do Uruguai são tema do evento que começa nesta quarta-feira (10), em Porto Alegre (RS). Objetivo é construir as bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas.



 O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove nestas quarta (10) e quinta-feira (11), em Porto Alegre (RS), o encontro regional “O Brasil que cuida de suas águas: construindo as bases para o programa nacional de revitalização de bacias hidrográficas”. O evento, que reunirá cerca de 120 pessoas, entre técnicos do governo e representantes da sociedade civil, vai discutir temas relacionados à conservação e recuperação dos rios, com foco nas regiões hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai.

 

O encontro faz parte do processo de elaboração do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, que teve início em junho. O programa é considerado pelo MMA uma demanda cada vez mais urgente da sociedade brasileira em função do agravamento da crise hídrica. 

 

O circuito de encontros – já ocorreram eventos em Brasília, Minas (Conceição do Mato Dentro), Amazonas (Manaus) e Santa Catarina (Florianópolis) – serve para aprofundar e ampliar os debates relacionados à preservação e recuperação dos rios brasileiros.

 

A partir da sistematização dos resultados obtidos nos encontros regionais, será possível propor estratégias e ações efetivas, assim como pensar em um arranjo institucional para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

 

“Ao final deste processo pretendemos afirmar a revitalização como uma política permanente de cuidado com as águas do Brasil”, disse o coordenador-geral de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MMA, Henrique Veiga, que vai representar o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Tannus Júnior, no encontro em Porto Alegre.



ATLÂNTICO SUL E URUGUAI

 

As regiões hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai envolvem áreas de grande relevância. A primeira é uma das mais desenvolvidas do país com a presença de 12 milhões de habitantes (quase 7% da população do país), abrangendo cerca de 450 municípios.

 

Possui o turismo, a agricultura e a mineração como as atividades econômicas. Abriga o Lago Guaíba, importante patrimônio ambiental, econômico e histórico-cultural e principal manancial de abastecimento hídrico da região metropolitana de Porto Alegre.

 

Já a região hidrográfica do Uruguai tem grande potencial hidrelétrico, considerando os lados brasileiro e argentino, uma das maiores relações de energia/km² do mundo. O principal desafio para os gestores é acabar com as fontes de contaminação das águas superficiais e subterrâneas na região com os efluentes da suinocultura e avicultura no oeste catarinense e os agrotóxicos, utilizados principalmente na rizicultura.

 

O encontro regional em Porto Alegre contará com a participação de dirigentes, representantes e técnicos do MMA e suas vinculadas, instituições públicas estaduais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, comitês de bacias hidrográficas, organizações da sociedade civil, universidades, organismos internacionais e outras instituições envolvida com o tema.

 

Ao final, o encontro regional "O Brasil que Cuida de suas Águas- Regiões Hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai” deverá compilar um documento orientador com recomendações para a construção do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, contendo diretrizes, objetivos, arranjo institucional, áreas prioritárias e cronograma.


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

COP-14: Brasil adere à Declaração para proteger habitats Leia Mais!
Conama limita emissão de poluentes para ônibus e caminhão Leia Mais!
Combate ao lixo no mar ganha força em evento internacional Leia Mais!
Pará sedia seminário de educação ambiental Leia Mais!
MMA assina acordo para proteger Caatinga, Pampa e Pantanal Leia Mais!
Brasil apresenta avanços em convenção sobre biodiversidade Leia Mais!
PREMIAÇÃO PROJETO REVIVA O ÓLEO 2018 Leia Mais!
Menos desperdício, mais conscientização Leia Mais!
Por ações ligadas ao meio ambiente, Asia Shipping recebe Selo Verde Leia Mais!
Ibama desativa garimpos ilegais em dois parques nacionais no PA Leia Mais!
Fundo Amazônia atinge 1 bilhão em desembolsos Leia Mais!