Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Semana do Meio Ambiente para você refletir, colaborar e celebrar

06/05
16:24 2018

Por Amanda Carolina



No dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo na Suécia, essa reunião durou até o dia 16 e congregou com a presença de chefes de 113 países e de 400 instituições, com o objetivo de promover atividades de Proteção e Preservação do Meio Ambiente, e alertar a sociedade como um todo de cada país, por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente e ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores plataformas globais de divulgação pública, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.



Foram estabelecidos princípios para orientar a Política Ambiental em todo planeta:




  • Direitos humanos;

  • Gestão de Recursos Naturais;

  • Prevenção da poluição;

  • Meio ambiente e desenvolvimento bélico.



Além disso, ficou evidente a necessidade que cada país participante de construir as leis e decisões judiciais que dão sustentação própria, voltado para a preservação do Meio Ambiente.Destacamos o artigo 225:



“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.



No Brasil esta Semana de Conscientização foi criada, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, sendo ela a Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.



Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.



No presente momento, é de grande preocupação em torno do Meio Ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.



Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Destacando o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Mas os problemas ambientais e a importância da Preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis, mas que precisamos ressaltar os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.



Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.



Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.



Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique seus direitos e deveres. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.



O dia é celebrado de inúmeras maneiras, desde ações de limpeza de praia e plantio de árvores até a convocação de funcionários e parceiros para se envolverem e fazerem a sua parte. É também um ótimo momento para mostrar sua contribuição para a sociedade. É o dia das pessoas fazerem algo positivo para o Meio Ambiente, com o objetivo de aproveitar ações individuais e transformá-las em um poder coletivo que tenha um legado de impacto real e duradouro no planeta.



O que você pode fazer para o Dia do Meio Ambiente




  • Ajude a limpar uma praia;

  • Faça coisas com material reciclado;

  • Plante uma árvore ou uma mini horta em sua casa;

  • Utilize materiais reciclados;

  • Comece a separar o lixo para ser reciclado;

  • Ajude a limpar um parque público.

  • Palestras nas escolas;

  • Workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica;

  • Apresentação de projetos de Eco-Sustentabilidade;

  • Conscientização da população para o Consumo Sustentável;

  • Plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos.



 


Fonte: Jornal do Meio Ambiente do estado de São Paulo

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Acordo fortalece gestão hídrica no país Leia Mais!
Convenção sobre mercúrio é promulgada Leia Mais!
Acordo reforça proteção na Amazônia Leia Mais!
Emissões do Brasil não justificam otimismo com meta de 2020 Leia Mais!
MMA oferece nove cursos a distância Leia Mais!
Mudança climática trará mais mortes por ondas calor; Brasil preocupa Leia Mais!
Publicadas normas de ordenamento pesqueiro Leia Mais!
Brasil reforça medidas para áreas marinhas Leia Mais!
Aquecimento duplicou chance de onda de calor europeia Leia Mais!
Brasil sedia encontro sobre aves migratórias Leia Mais!
Áreas prioritárias da AM serão atualizadas Leia Mais!