Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

MMA implanta novos coletores de lixo

06/05
12:23 2018

Gestão sustentável é compromisso do ministério, que busca com a iniciativa uma maior conscientização dos usuários das suas unidades.



Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5 de junho), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) implanta, nesta semana, nas suas unidades, novos coletores de lixo com foco na conscientização ambiental dos usuários dos respectivos edifícios.



Além dos coletores para produtos recicláveis, não recicláveis e orgânicos, já existentes, o Ministério conta agora com novos coletores para borra de café e vidros, materiais que até então não eram recebidos, mas que podem ter um destino ambientalmente correto.



Para o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, a melhor educação ambiental vem do exemplo. "Nós, do MMA, temos que dar o exemplo daquilo que pregamos. São pequenas iniciativas como essas que têm um grande efeito, pois são ações que interferem diretamente no nosso dia a dia", disse.



Durante a apresentação da campanha dos novos coletores, Edson Duarte destacou que "o trabalho de educação ambiental é importante porque o descarte inadequado acaba chegando no mar, nos rios e em outros ambientes". Cerca de 80% do lixo marinho provem do continente.



NOVIDADES



A iniciativa é da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do MMA, que buscou, na identificação dos coletores, trazer um viés de educação ambiental, descrevendo, além do que deve ir em cada coletor, o que deve ser colocado nos outros recipientes. "As informações agora estão mais claras. Achamos pertinente explicar melhor o que era reciclável, mostrando claramente que neste recipiente deve ir o que pode ser encaminhado para as cooperativas. Sempre no sentido de aperfeiçoamento da coleta seletiva, pensando na destinação final e nas pessoas que trabalham na coleta, além é claro, na preservação do meio ambiente", explicOU Dioclécio luz, coordenador da A3P.



Segundo ele, o destino final da borra de café será decidido juntamente com os servidores e os colaboradores, visando um maior engajamento de todos. Durante a apresentação dos novos coletores, o ministro Edson Duarte contou que a borra de café recolhida na casa dele vai para o minhocário que há no local. "A borra é muito útil ao ser misturada na compostagem ou no minhocário", explicou ele.



Ainda dentro da agenda comemorativa pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, o MMA inaugura amanhã, no seu Edifício Sede, um novo Ecoponto, feito com apoio do Ministério da Cultura, no qual poderão ser descartados esponjas, baterias, cartões PVC e lixo eletrônico. Além desses materiais, o MMA possui também em seus prédios coletores de bitucas, que são transformadas em papel artesanal em parceria com o Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) e a Poiatto Recicla.



Juntamente com essas ações, o Ministério realizará internamente uma campanha de conscientização ambiental para diminuir o consumo de energia e água nas suas dependências, reforçando o papel de cada servidor e colaborador na preservação ambiental.


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Acordo fortalece gestão hídrica no país Leia Mais!
Convenção sobre mercúrio é promulgada Leia Mais!
Acordo reforça proteção na Amazônia Leia Mais!
Emissões do Brasil não justificam otimismo com meta de 2020 Leia Mais!
MMA oferece nove cursos a distância Leia Mais!
Mudança climática trará mais mortes por ondas calor; Brasil preocupa Leia Mais!
Publicadas normas de ordenamento pesqueiro Leia Mais!
Brasil reforça medidas para áreas marinhas Leia Mais!
Aquecimento duplicou chance de onda de calor europeia Leia Mais!
Brasil sedia encontro sobre aves migratórias Leia Mais!
Áreas prioritárias da AM serão atualizadas Leia Mais!