Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade

05/22
15:41 2018

Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta.

O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país.

Proteger toda essa riqueza natural e, principalmente, geri-la em benefício do bem estar da sociedade,não é tarefa nada fácil.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como o próprio nome já diz, é o órgão do governo federal mais diretamente envolvido nas ações de manutenção e uso sustentável da biodiversidade brasileira. Saiba mais sobre o Instituto.Esse trabalho é feito por meio das atuais 324 unidades de conservação (UCs) da natureza federais, distribuídas por todos os biomas do País – Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal Matogrossense, Pampa e zona costeiro-marinha.Juntas, elas somam quase 80 milhões de hectares, algo em torno de 10% do território nacional. As UCs são divididas em dois grupos, proteção integral e uso sustentável e 12 categorias, conforme seus objetivos de criação.



Além disso, o ICMBio mantém 14 centros de pesquisa, parte deles dedicada à conservação e à recuperação das espécies ameaçadas de extinção e outra parte voltada para ações técnico-científicas em biomas e ecossistemas mais amplos.



A administração dessas unidades fica por conta de cerca de 2 mil servidores, entre técnicos, analistas e pessoal de apoio, com a ajuda de colaboradores, voluntários, outros órgãos do governo federal, dos estados e municípios, universidades, ONGs e organizações internacionais.

A data é ideal para refletirmos a respeito todas as ações sejam aplicadas universalmente, de modo que contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

É, portanto, imperativo fazer tudo ao nosso alcance para deter a destruição da natureza,pois o Brasil tem uma função muito importante neste aspecto sendo um dos países mais ricos em biodiversidade.


Fonte: Jornal do Meio Ambiente do estado de São Paulo

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Acordo fortalece gestão hídrica no país Leia Mais!
Convenção sobre mercúrio é promulgada Leia Mais!
Acordo reforça proteção na Amazônia Leia Mais!
Emissões do Brasil não justificam otimismo com meta de 2020 Leia Mais!
MMA oferece nove cursos a distância Leia Mais!
Mudança climática trará mais mortes por ondas calor; Brasil preocupa Leia Mais!
Publicadas normas de ordenamento pesqueiro Leia Mais!
Brasil reforça medidas para áreas marinhas Leia Mais!
Aquecimento duplicou chance de onda de calor europeia Leia Mais!
Brasil sedia encontro sobre aves migratórias Leia Mais!
Áreas prioritárias da AM serão atualizadas Leia Mais!