Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Brasil e França debatem proteção do mar

04/26
19:24 2018

Seminário no Rio de Janeiro reúne especialistas sobre o combate à poluição marinha até quinta-feira (26). MMA e Ibama participam das discussões.



O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús Júnior, reforçou o compromisso brasileiro com a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Jair Tannús representou o ministro substituto Edson Duarte na abertura da Conferência Internacional Proteção do Mar e Combate à Poluição Marinha, nesta terça-feira, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.



Realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, o evento reúne Brasil, França e Guiana Francesa, até quinta-feira (26/04), em torno do tema "Prevenção e Repressão: arranjos administrativos, legais e judiciais". Participam especialistas brasileiros e franceses para discutir alternativas administrativas, legais e judiciais que possam garantir a proteção do mar e combater a poluição marinha.



Jair Tannús lembrou que o Brasil assumiu o Compromisso Voluntário de Combate ao Lixo no Mar durante a Conferência dos Oceanos, realizada em junho de 2017, na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque. Na ocasião, o ex-ministro Sarney Filho assinou, na sede da ONU, a adesão do Brasil à Campanha Mares Limpos. "Destaco como fruto desse compromisso o cumprimento de duas ações do Brasil: o 1º Seminário Nacional para Combate ao Lixo no Mar, realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2017, e o processo de construção do Plano de Ação Nacional para Combate ao Lixo do Mar", afirmou.



O secretário também destacou o "importante papel" do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em especial a Câmara Técnica de Integração da Gestão das Bacias Hidrográficas e dos Sistemas Estuarinos e Zona Costeira, ao refirir-se à interligação entre a bacia hidrográfica e a gestão costeira.



A presidente do Ibama, Suely Araújo, participa do seminário na quarta-feira (25/04) pela manhã, como debatedora do painel "Os dispositivos administrativos de luta contra as poluições marinhas, a ação do Estado no mar", com o Capitão de Fragata Renan Chastanet, diretor do Centro Operacional da Guarda Costeira, da Secretaria Geral do MAR de Paris. O coordenador-geral do Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Regis Pinto de Lima, participa de painel sobre panorama das problemáticas, nesta terça-feira à tarde.


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Acordo fortalece gestão hídrica no país Leia Mais!
Convenção sobre mercúrio é promulgada Leia Mais!
Acordo reforça proteção na Amazônia Leia Mais!
Emissões do Brasil não justificam otimismo com meta de 2020 Leia Mais!
MMA oferece nove cursos a distância Leia Mais!
Mudança climática trará mais mortes por ondas calor; Brasil preocupa Leia Mais!
Publicadas normas de ordenamento pesqueiro Leia Mais!
Brasil reforça medidas para áreas marinhas Leia Mais!
Aquecimento duplicou chance de onda de calor europeia Leia Mais!
Brasil sedia encontro sobre aves migratórias Leia Mais!
Áreas prioritárias da AM serão atualizadas Leia Mais!