Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Plano apoia recuperação da Mata Atlântica

03/13
11:48 2018

Em cinco anos, mosaicos de UCs na Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram beneficiados com ações voltadas para adaptação e mitigação.



O Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica realizou, nesta segunda-feira, em Brasília, reunião de avaliação dos resultados alcançados em seu quinto ano. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o projeto atuou em três regiões do bioma, levando assistência técnica, capacitação, além da geração e difusão de conhecimentos voltados para as ações de Adaptação e Mitigação baseadas em Ecossistemas (AbE e MbE).



Na avaliação do primeiro-secretário para Assuntos Ambientais da embaixada alemã, Lutz Morgenstern, o projeto alcançou seus objetivos. Criado para promover a conservação da biodiversidade e recuperação da vegetação nativa na Mata Atlântica, atuou em três mosaicos de unidades de conservação no extremo sul da Bahia; Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro; e Lagamar, em Santa Catarina.



Os projetos são monitorados por instituições do setor público e da sociedade civil organizada.  Cursos e oficinais presenciais capacitaram 60 formadores e 220 multiplicadores em níveis local, regional e nacional em AbE e mudança do clima. Já os cursos online formaram 600 agentes públicos na elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, considerando a mudança do clima.



PLANAVEG



Foram gerados 260 mapas de parâmetros climáticos, 104 de eventos extremos, 384 de impactos biofísicos potenciais. Os estudos, que deram origem a várias publicações estão disponíveis para consulta aqui e aqui. A área de abrangência chega a 90 mil hectares.



O projeyo atuou, ainda, no assessoramento à elaboração do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg).  Instituído pela Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg), o plano trabalha com a expectativa de recuperar 12 milhões de hectares nos cinco biomas brasileiros. Seu resultado vai auxiliar a escolha de técnicas de restauração mais apropriadas para cada região, reduzir os custos e obter ganho de escala.



MOSAICOS



Os mosaicos são conjuntos de unidades de conservação estaduais, municipais ou federais próximas ou justapostas. Ele possibilita modelos de gestão integrado, com a participação, integração e envolvimento da população local. São instituídos para compatibilizar a biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável.



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

54% dos municípios têm plano de resíduos sólidos Leia Mais!
Anteprojeto sobre químicos em debate Leia Mais!
Ministro anuncia investimentos para Parque do Pau Brasil Leia Mais!
Especialistas debatem gerenciamento costeiro Leia Mais!
Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!