Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Lençóis Maranhenses busca título da Unesco

01/22
12:35 2018

Estudos para a candidatura do parque nacional devem ser concluídos até o final do ano. Unidade de conservação recebe 40 mil visitantes por ano.



A Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente iniciou os estudos necessários para que o Brasil possa pleitear o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. A notícia foi dada, em Brasília, pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. De acordo com o ministro, até o final do ano o trabalho estará concluído para que essa candidatura possa vir a ser apresentada à Unesco, em Paris.



O ministro informou que estará neste sábado (20/01) em Santo Amaro, para uma reunião com moradores, associações e empresários de turismo que atuam na unidade de conservação, além de gestores locais. Na ocasião, será assinada portaria do projeto Amigos do Parque, que trata do ingresso de veículos particulares dos moradores de Santo Amaro, Primeira Cruz e Barreirinhas no Parque Nacional Lençóis Maranhenses e de trabalhos voluntários junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).



Sarney Filho ressaltou que é preciso que o parque nacional seja olhado com a singularidade que ele permite. "Essa unidade tem que se tornar um vetor de desenvolvimento para a região", disse. O ministro reforçou, contudo, que a preservação da biodiversidade do parque não entra em discussão: "Ninguém vai fazer nada que possa afetar a biodiversidade do parque", assegurou. O ministro visitou a unidade em 2017, ocasião em que esteve reunido com famílias que vivem na unidade de conservação.



Em 2016, 40 mil pessoas visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Cerca de 20% desse total esteve na região somente no mês de julho. A unidade de conservação tem uma área de mais de 150 mil hectares e abrange três municípios: Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.



 



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!
Desafios para a gestão dos recursos hídricos no país Leia Mais!
Interáguas fortalece gestão das águas Leia Mais!
Brasil pode ter seu primeiro sítio misto reconhecido pela Unesco Leia Mais!
Governo diferenciará desmatamento legal do ilegal Leia Mais!