Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Governo federal discute ações nas hidrovias

01/17
11:15 2018

Grupo de coordenação para enfrentamento dos problemas nas vias de transporte por água se reuniu nesta terça-feira, em Brasília.



 O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús Júnior, participou nesta terça-feira de reunião de coordenação para enfrentamento dos problemas nas hidrovias, organizada pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, da Marinha do Brasil.



De acordo com Tannús Júnior, o objetivo foi buscar as possíveis medidas para estreitar os laços institucionais no combate aos problemas hidroviários, como "sistematizar, ampliar e intensificar operações para o enfrentamento dos desafios atuais, como segurança e proteção", observou.



Estavam presentes o presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski; o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Queiroz Segovia Oliveira; o coordenador-geral de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis de Lima, o presidente substituto do Ibama, Luciano Evaristo; e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.



DESAFIOS



O almirante Lima Filho, representando o Comando de Operações Navais da Marinha e a Diretoria Geral de Navegação, apresentou as possíveis ações de cooperação entre órgãos federais no "modal aquaviário". Ele relatou a preocupação com a criminalidade e com o garimpo ilegal nas hidrovias, a poluição do meio ambiente com mercúrio, aquisição ilegal de mercúrio (sem nota fiscal), roubo de carga, venda ilegal de combustível dentre outros assuntos.



Durante a apresentação, Lima Filho destacou, ainda, a importância das ações de cooperação, como debater novas ideias para solucionar ou mitigar problemas enfrentados, incrementar trocas de informações na área de inteligência, fomentar e valorizar as Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), incentivar a aproximação regional e compartilhar sistemas operacionais.



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!
Desafios para a gestão dos recursos hídricos no país Leia Mais!
Interáguas fortalece gestão das águas Leia Mais!
Brasil pode ter seu primeiro sítio misto reconhecido pela Unesco Leia Mais!
Governo diferenciará desmatamento legal do ilegal Leia Mais!