Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Ibama renova adesão ao programa A3P

10/06
14:29 2017

Projetos de coleta seletiva solidária e de compostagem estão entre as práticas sustentáveis do órgão. Ações serão reforçadas.





O Ibama renovou a adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e nomeou os 24 integrantes do Comitê Gestor e seus dois coordenadores. Criado como um modelo de gestão socioambiental, o programa A3P contribui para a revisão dos padrões de produção e consumo nas atividades administrativas e operacionais. Até o momento, mais de 300 órgãos da administração pública já aderiram à agenda ambiental.



A assinatura com o Ibama foi nesta quinta-feira (05/10), em Brasília, com a presença da presidente do órgão, Suely Araújo, do secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte, e do gerente do programa A3P, Dioclécio Luz.



Acesse fotos da cerimônia



Segundo Suely Araújo, a intenção é estruturar a A3P em todo o Ibama e nas superintendências pelo Brasil. “Damos muito valor a essa atividade. Queremos unir a equipe na preocupação com seu local de trabalho de uma forma participativa”, afirmou.



O secretário Edson Duarte destacou a importância do Ibama, referência na salvaguarda do patrimônio natural brasileiro, ser exemplo de uma gestão sustentável. “Não tem como se pensar em meio ambiente sem citar o Ibama. Por isso, nesta gestão, retomamos a força da A3P nos nossos órgãos”, frisou.



PRÊMIO



Na ocasião, o membro do comitê gestor da A3P no Ibama Eric Fischer anunciou que o órgão irá concorrer ao 7º Prêmio A3P, em 2018, com um projeto de compostagem dos resíduos orgânicos gerados dentro da instituição. “Começamos em 2015, fazendo compostagem de material de jardim (folhas e poda de grama) e reduzimos em R$ 12 mil/ano o custo em caminhões para recolher as folhagens”, adiantou.



Em 2016, com a nova comissão gestora da A3P no Ibama, que hoje foi renovada, foram reformulados o projeto de coleta seletiva solidária e de compostagem. “Incluímos 240 lixeiras apenas para orgânicos compostáveis – frutas, cascas, flores e verduras cruas. Assim, melhoramos a qualidade do nosso composto e aceleramos o processo. Espero que, no futuro, não seja mais necessário comprar adubo externo”, afirmou Eric Fischer.



 



Ações de sustentabilidade implementadas pelo Ibama:



- Coleta seletiva;



- Campanha de sensibilização dos servidores com palestras, cartazes e mídia na internet sobre o uso racional da água;



- Termo de parceria com a cooperativa Flor do Cerrado para coleta de recicláveis;



- Campanha de redução de consumo de energia – próxima campanha.



- Qualidade do trabalho e capacitação dos servidores.


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

54% dos municípios têm plano de resíduos sólidos Leia Mais!
Anteprojeto sobre químicos em debate Leia Mais!
Ministro anuncia investimentos para Parque do Pau Brasil Leia Mais!
Especialistas debatem gerenciamento costeiro Leia Mais!
Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!