Tempo São Paulo, SP

JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Últimas Notícias

Protesto na praia da Barra pede um futuro com energias renováveis

09/27
12:23 2017

Manifestação organizada pela 350.org Brasil e COESUS, com apoio de Uma Gota no Oceano, contou com cruzes negras na areia e bandeiras gigantes com mensagens contra os combustíveis fósseis



Na tarde da última terça-feira (26), ativistas mobilizados pela 350.org Brasil, pela COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida, e pela organização Uma Gota no Oceano realizaram uma ação na praia da Barra, em frente ao hotel Windsor Barra, onde será realizado hoje, pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), a 14ª Rodada de Licitações de blocos para exploração de petróleo e gás no país.



Foram colocadas na areia 150 cruzes negras, simbolizando as pessoas impactadas pelos projetos com combustíveis fósseis em todo o mundo, e abertos banners gigantes com mensagens em defesa de um futuro sustentável, limpo e renovável. O ator Victor Fasano esteve presente, apoiando a campanha, que também conta com o apoio de personalidades nacionais e internacionais, como os atores Mark Ruffallo, Maggie Gyllenhaal e Peter Sarsgaard, o cineasta argentino Pino Solanas e o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.



Nesta quarta-feira (27), antes e durante o leilão, haverá nova manifestação. Cerca de 180 ativistas de diversas partes do Brasil, entre lideranças indígenas, pescadores, agricultores, representantes de movimentos sociais e religiosos, estarão presentes para mostrar que o povo brasileiro quer produção de energia renovável, que não envenene o ar ou a água, que não contribua para a crise climática global e que seja livre de corrupção política.



“Para o bem do clima no planeta, e de todos os seres vivos que nele habitam, é preciso deixar o petróleo e gás no subsolo. Só assim conseguiremos conter as mudanças climáticas e fazer a tão necessária transição para uma economia de baixo carbono”, frisou Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina.



 


Fonte: Observatório do clima

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Pará sedia seminário de educação ambiental Leia Mais!
MMA assina acordo para proteger Caatinga, Pampa e Pantanal Leia Mais!
Brasil apresenta avanços em convenção sobre biodiversidade Leia Mais!
PREMIAÇÃO PROJETO REVIVA O ÓLEO 2018 Leia Mais!
Menos desperdício, mais conscientização Leia Mais!
Por ações ligadas ao meio ambiente, Asia Shipping recebe Selo Verde Leia Mais!
Ibama desativa garimpos ilegais em dois parques nacionais no PA Leia Mais!
Fundo Amazônia atinge 1 bilhão em desembolsos Leia Mais!
Iniciativa mostra como aproveitar alimentos Leia Mais!
Oficina: áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica Leia Mais!
MMA promove semana contra desperdício de alimentos Leia Mais!